Programação, Games ou Robótica?
A Importância de Aprender Tecnologia na Infância
Aprender tecnologia desde cedo desempenha um papel vital no desenvolvimento das crianças em um mundo cada vez mais digital. As habilidades tecnológicas não apenas capacitam as crianças a compreenderem e navegarem no ambiente tecnológico atual, mas também oferecem benefícios abrangentes para o seu crescimento e sucesso futuros.
1. Preparação para o Futuro: Vivemos em uma era impulsionada pela tecnologia. Ao aprenderem tecnologia na infância, as crianças se preparam para um mundo onde as habilidades digitais são cruciais em várias áreas, desde educação até carreiras profissionais.
2. Desenvolvimento de Habilidades Cognitivas: A tecnologia envolve lógica, resolução de problemas e pensamento abstrato. Aprendendo a trabalhar com tecnologia, as crianças desenvolvem habilidades cognitivas que são transferíveis para diversas situações.
3. Criatividade e Inovação: A tecnologia oferece ferramentas para a expressão criativa e a inovação. As crianças podem criar arte digital, desenvolver jogos, construir sites e explorar maneiras únicas de manifestar suas ideias.
4. Competências Sociais e de Colaboração: Aprender tecnologia frequentemente envolve trabalhar em equipe, colaborar em projetos e comunicar ideias de maneira eficaz. Essas competências sociais são valiosas em todas as esferas da vida.
5. Resiliência e Tolerância ao Fracasso: A tecnologia envolve tentativa e erro. As crianças aprendem que é normal enfrentar desafios e que o fracasso é uma oportunidade de aprendizado e melhoria.
6. Empoderamento: Ao dominar ferramentas tecnológicas, as crianças se sentem empoderadas para enfrentar os desafios digitais. Elas se tornam consumidores críticos e participantes ativos na era digital.
7. Compreensão do Mundo Moderno: A tecnologia molda nosso mundo de maneiras profundas. Aprender tecnologia ajuda as crianças a entenderem questões contemporâneas, desde privacidade digital até impactos sociais da tecnologia.
8. Exploração de Carreiras Futuras: O conhecimento tecnológico abre portas para uma variedade de carreiras. As crianças podem explorar áreas como programação, design, engenharia e muito mais.
Alunos entre 6 e 7 anos
Baseado no modelo de educação “STEM” (science, technology, enginnering and mathematics), o Módulo Maker da MYNDS introduz o aluno ao universo tecnológico com *projetos práticos* onde, o próprio aluno, é o protagonista.
Alunos entre 8 e 9 anos
Neste módulo, os alunos MYNDS entendem sobre o Computador: suas funcionalidades, componentes, segurança na internet e muito mais. Além da introdução à Programação com linguagens visuais.
Alunos entre 10 e 12 anos
Os alunos MYNDS terão experiências com todas as áreas deste curso: Robótica, Jogos e Web, através de linguagens visuais. Além disso, daremos início à programação em texto com a linguagem Python.
Alunos a partir de 13 anos
Em nosso primeiro ano do curso de desenvolvimento web, começaremos vendo sobre a parte gráfica dos sites com HTML e CSS, além do conhecido JavaScript. Aprenderemos a utilizar com excelência o Git e o Github, ferramentas essenciais para devs atualmente. Além de APIs, que é um mecanismo que permite que duas aplicações distintas se comuniquem.
Alunos a partir de 14 anos
Neste momento introduziremos Node em nossos aprendizados. Node.js é um ambiente de execução JavaScript que permite executar aplicações desenvolvidas com a linguagem de forma autônoma, sem depender de um navegador. Além do React, já visto no Web Starter, que será revisto neste módulo. Todo esse aprendizado é baseado em projetos, com testagem e debugs.
Alunos que cursaram o Web Intermediary
No último módulo da trilha de web, estaremos nos aperfeiçoando em Java Script, utilizando Next, Nest e finalizaremos com o curso de programação mobile, usando React Native.
O aluno aplicará todo conhecimento adquirido para a criação de projetos práticos.
Alunos a partir de 13 anos
Nesta etapa, os alunos têm introdução ao desenvolvimento de games. Utilizam ferramentas de desenvolvimento 2D com linguagens próprias, o Godot e o GameMaker, muito similares ao Python. Além do aclamado Roblox, que trabalha com a linguagem brasileira de programação, a Lua.
Alunos a partir de 14 anos
No Game Intermediary aplicamos todo o nosso conhecimento na plataforma Unity, para desenvolvimento de projetos ultra completos, simples e multiplayer. Nesse momento usamos a linguagem C#. A Unity é uma plataforma mundialmente conhecida por ter sido usada no desenvolvimento de jogos como Fall Guys, Among Us, Pokémon Go e Super Mario Run.
Alunos que cursaram o Games Intermediary
Para finalizar com chave de ouro a trilha de Games, usaremos a plataforma Unreal para desenvolvimento de jogos 3D. A programação na Unreal é baseada na linguagem Blueprint. Esta ferramenta foi usada na criação de jogos famosos como Mortal Kombat 11, Fortnite e Minecraft Dungeons.
Alunos a partir de 13 anos
Nesse curso, teremos a introdução aos principais componentes utilizados, como o Arduino. O Arduino utiliza a linguagem de programação em texto C para o desenvolvimento de projetos, e é uma placa de prototipagem utilizada inclusive pela Nasa. Além do Arduino, veremos sobre motores, sensores, modelagem 3D, e muito mais.
Alunos a partir de 14 anos
No curso de Robotics Intermediary, continuaremos trabalhando com projetos e desvendando novos componentes. Entre os principais projetos previstos para este módulo estão Carrinho Radar, Carrinho Sumô, Medidor de Batimentos Cardíacos, Calculadora, entre outros.
Alunos que cursaram o Robotics Intermediary
No último ano do curso de Robótica, faremos projetos ainda mais abrangentes. Após termos trabalhado nos módulos anteriores com Arduino, estaremos craques para montar projetos como Cubo de LED, Braço Mecânico e um módulo de controle manual através de gestos.